Descubra o Rio Tejo com um passeio de barco com a "TOUR PRAÇA DO COMÉRCIO". Aventure-se nesta viagem de sensações que passa por alguns dos ex-libris de Lisboa e que lhe dará a conhecer os segredos mais bem guardados dos principais monumentos da cidade, com ponto de chegada à majestosa Praça do Comércio.
Da Doca do Bom Sucesso à magnífica Praça do Comércio são 120 minutos de um passeio de barco memorável. Atreva-se a conhecer os pormenores escondidos da Torre de Belém, Património Mundial da UNESCO, e do Padrão dos Descobrimentos, uma caravela à beira-rio plantada que simboliza os feitos históricos dos portugueses. Sentirá na pele o que os aventureiros dos Descobrimentos viveram há muitos Séculos, quando partiram em busca de novos mundos.
Esta viagem pelo Tejo passa depois pelo Palácio de Belém, onde talvez tenha a sorte de ver o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa a dizer-lhe adeus, e pelo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia que ilustra uma nova Lisboa, mais moderna.
Logo à espreita terá a Ponte 25 de Abril - a maior ponte suspensa da Europa -, cuja imponência é marcante vista do Tejo. Surpreenda-se depois com o Cristo Rei, a grandiosa estátua que abraça Lisboa e que o vai deixar de queixo caído.
Para encerrar a tour em beleza, descubra a Praça do Comércio, uma das mais magníficas praças de Lisboa que se abre para o Estuário do Tejo, com o Arco da Rua Augusta como ponto central e os seus imponentes edifícios a conquistarem o olhar.
Sinta a atmosfera do local onde os homens de dinheiro e os exploradores de outrora planearam as perigosas viagens pelo mar, durante os Descobrimentos portugueses, para alcançar os lugares mais longínquos e inesquecíveis do mundo.
A Dom Fernando II e Glória foi uma fragata à vela da Marinha Portuguesa que navegou entre 1845 e 1878. Atualmente, é um navio museu, na dependência do Museu da Marinha, classificado como Unidade Auxiliar da Marinha (UAM 203) e a 4ª fragata de guerra mais antiga do mundo.
A D. Fernando foi o último navio de guerra inteiramente à vela da Marinha Portuguesa. Foi construída em Damão, na Índia Portuguesa, sob a supervisão do engenheiro construtor naval Gil José da Conceição, por uma equipa de operários indianos e portugueses, liderados pelo mouro Yadó Semogi. Na sua construção foi usada madeira de teca de Nagar-Aveli.
Depois do lançamento ao mar, em 22 de outubro de 1843, o navio foi rebocado para Goa, onde foi aparelhado.
O navio foi baptizado em homenagem ao casal real português, o rei-consorte D. Fernando II e a Rainha D. Maria II, cujo nome próprio era Maria da Glória. O "Glória" do seu nome também se referia à sua santa protetora, Nossa Senhora da Glória, de especial devoção entre os goeses.
O navio estava armado com 50 bocas de fogo, com 28 na bateria e 22 no convés.
A sua viagem inaugural, de Goa a Lisboa, decorreu entre 2 de fevereiro e 4 de julho de 1845.
A D. Fernando navegou durante 33 anos, percorrendo cerca de 100 000 milhas, correspondentes a quase cinco voltas ao mundo. Foi empregue no transporte de tropas, colonos e degredados para Angola, Índia e Moçambique. Participou em operações navais de guerra no Ultramar Português. Apoiou a expedição de Silva Porto de ligação terrestre entre Benguela, em Angola, e a costa de Moçambique.
Em setembro de 1865, a D. Fernando substituiu a nau Vasco da Gama como Escola de Artilharia Naval, fazendo viagens de instrução até 1878. Nesse ano, fez a sua última missão no mar, realizando uma viagem de instrução de guardas-marinhas aos Açores. Nessa viagem, ainda conseguiu salvar a tripulação da barca americana Laurence Boston que se tinha incendiado. A partir daí passou a estar sempre fundeada no Tejo.
Em 1938 deixou de servir de Escola Prática de Artilharia Naval, passando a ser utilizada como navio-chefe das Forças Navais no Tejo.
Em 1940 cessou o seu uso pela Marinha Portuguesa, sendo a fragata transformada em Obra Social da Fragata D. Fernando, uma instituição social que se destinava a albergar e a dar instrução e treino de marinharia a rapazes oriundos de famílias pobres.
Em 1963, um violento incêndio destruiu uma grande parte do navio, ficando abandonado no Tejo.
Entre 1992 e 1997, a fragata foi recuperada pela Marinha Portuguesa, recorrendo ao Arsenal do Alfeite e aos estaleiros Rio-Marine de Aveiro.
O navio esteve exposto na Expo 98. Desde então, é um navio museu da Marinha Portuguesa, estando, atualmente, desde 1 de março de 2008, em doca seca, em Cacilhas - Almada, onde tem vindo a receber trabalhos de manutenção.
Temos ao seu dispor uma grande variedade de embarcações.
Pode escolher qual prefere para realizar a sua Tour Praça do Comércio.
DOCA DO BOM SUCESSO - TORRE DE BELÉM - PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS - PALÁCIO DE BELÉM - MUSEU DA ELETRICIDADE - MAAT - PONTE 25 ABRIL - PORTO DE LISBOA - TERMINAL DA ROCHA CONDE DE ÓBIDOS - PRAÇA DO COMERCIO - CACILHAS (FRAGATA D.FERNANDO E GLORIA) - CRISTO REI - DOCA DO BOM SUCESSO
A "TOUR PRAÇA DO COMÉRCIO" parte da Doca do Bom Sucesso todos os dias da semana, entre as 10 horas e as 19 horas. Atreva-se a viver esta experiência memorável, com um passeio de barco pelo Tejo cheio de pontos de interesse e de imagens para mais tarde recordar.
De abril a outubro, você deve reservar o quanto antes o seu tour.
Todos os ocupantes têm assento a bordo, fora ou dentro da cabine.
Sim, você pode trazer alimentos e bebidas, exceto álcool, por razões de segurança.
Traga roupas confortáveis e calçado desportivo. Casaco quente no inverno. Óculos de sol e protetor solar no verão.
Skipper
Seguro de Viagem
Guia Turístico
Vista sobre monumentos
Viagem de Lisboa e Margem sul
Coletes salva-vidas
Jangada pneumática
Todos os dias da semana das 10:00 às 19:00
06 lugares sentados
Wifi Grátis
Música ambiente
WC
13 lugares sentados
Música ambiente
Posto localizado junto á porta Nº 2 da Doca do Bom Sucesso, de frente para a marina.
Coordenadas:
38° 41,5' N; 9° 13' W
*Por favor, chegue 20 minutos antes da hora de partida para o registro.